17 de outubro de 2011

Don't insist on English!

O post de hoje é para quem está sofrendo para aprender inglês, especialmente para quem está sofrendo para aprender inglês só para se tornar au pair.

Que o inglês é a língua mais usada nesse mundo globalizado, e que se você fala inglês, sempre alguém irá entendê-lo, já estamos cansados de saber. Mas aprender inglês, não é fácil. É uma língua complicada, cheia de gírias, cheia de phrasal verbs, cheia de 20 significados para a mesma palavra, com tempos verbais não existentes em português, com o som do "th" que não faz parte da nossa língua e etc., tudo isso junto e misturado pode tornar o aprendizado da lígnua inglesa "challenging", chato e insuportável.

Meus pais me matricularam em uma escola de inglês (CCAA), quando eu tinha 5 anos, não deixaram eu sair até que eu tivesse completado todos os níveis existentes, só me formei aos 17 anos. Sim, fiquei 12 anos no CCAA! Se você parar e somar todas as horas, nem vai parecer tanto assim, já que são 2 horas por semana, mas de qualquer forma, foi muito tempo. E eu aprendi? Sim. Tudo? Claro que não. Não tem como você aprender tudo, até porque não sabemos tudo nem mesmo em nossa língua materna.

Cheguei nos EUA com um nível de inglês avançado, as pessoas começaram a me elogiar desde o treinamento e agora, depois de um ano morando aqui, meu "accent" só aparece em algumas palavras. Há algumas semanas atrás, ao dizer que eu era do Brasil, a mulher do salão de cabelereiro perguntou se eu tinha crescido nos EUA, porque ela não tinha notado que eu não era daqui.  Porém, não me considero fluente, ainda, vejo muitas palavras que não tenho noção do significado, não consigo conversar sobre todos os assuntos (principalmente economia, política e medicina), mas consigo me comunicar e entender muito bem - na maioria das vezes.

Felizmente, essa não é a realidade de todo mundo e mesmo assim, algumas pessoas "se matam" para aprender inglês e nunca param para pensar que talvez, inglês não seja para elas!
Eu já vi algumas meninas no grupo do Facebook super preocupadas com o nível de inglês, dizendo que têm dificuldade, e quase morrem para ver o resultado do teste de inglês das agências. Também já vi pessoas que estão nos EUA e vão voltar para o Brasil com um inglês beeem básico.

Todas as pessoas que eu citei acima, deveriam tentar procurar outro idioma e outro país para serem au pairs, porque aprender outro idioma, que não seja inglês, pode ser mais fácil para elas.

Entendo que para a maioria outros países, não existam agências, mas você pode usar o www.greataupair.com e achar alguma família e claro, usem a cabeça e não aceitem qualquer proposta!

Para finalizar, sugiro que vocês assistam esse vídeo, que é muito interessante e fala exatamente sobre essa "fixação" em aprender inglês. E não se preocupe, se o seu nível de inglês não for tão bom, tem legenda em português - e em outras 43 línguas! :)


NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O ENDEREÇO DO SEU BLOG NO COMENTÁRIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário